Não conhecido declarações factuais Cerca de Kleber

38 As condições do hospedeiro devem ser levadas em consideração pelo estudo do comportamento do parasito, como fatores saiba como idade, estresse, depressão do sistema imunológico e estado nutricional alteram o meio em qual vivem ESTES parasitos, e conseqüentemente, o seu comportamento. Quando for preciso preservar os hospedeiros em cativeiro, deve-se estar atento de modo a esses fatores que, em geral, tendem a exacerbar este parasitismo. Quando a espécie em estudo for sociável, ESTES indivíduos devem ser mantidos em grupos. Alguns parasitos têm seu ciclo biológico sincronizado usando o ciclo hormonal dos hospedeiros. Podemos citar este exemplo dos opalinatas que vivem no reto do anuros e produzem cistos apenas na época em de que esses anfíbios retornam ao ambiente aquático de modo a se reproduzirem. ESTES cistos Destes opalinatas sãeste eliminados na água usando as fezes Destes anuros e poderão ser ingeridos pelas próximas gerações do girinos, garantindo Nesse caso sua própria presença nos adultos.

68 prole. Logo após emergirem, ESTES machos saem para este campo e nunca Ainda mais retornam ao ninho. As fêmeas, ao contrário, saem para este campo e tendem a retornar de modo a o ninho materno. Com este retorno de modo a o ninho forma-se uma colônia usando a mãe presentemente assumindo a posição por uma fêmea dominante e a(s) filha(s) a posição do fêmea(s) subordinada(s). A fêmea filha oviposita nas cfoilulas que ela própria constrói e aprovisiona e a fêmea mãe abre a cfoilula em que sua própria filha botou, come este ovo presente e, em seguida, oviposita. Assim sendo, todos ESTES descendentes serão, outra vez, filhos da mãe, a fêmea que fundou o ninho. Em E. cordata, quando a mãe morre a, filha Ainda mais velha presente no ninho assume a funçãeste de dominante. Em E. townsendi, após a morte da mãe, não só a filha Ainda mais velha como também alguma outra mais nova podem permanecer no ninho abrindo as células construíDE, aprovisionadas e ovipositadas por outras irmãs, comendo os ovos presentes e botando os seus.

34 como bioindicadores tem sido apontada como do Colossal potencial para avaliação da superioridade por água. O curto ciclo por vida e a elevada taxa reprodutiva desses protistas permitem a detecçãeste do impactos ambientais do curta escala por tempo. Esses organismos respondem diretamente às mudanças pelo perfil químico e são sensíveis a dosagens demasiado pequenas por contaminantes. Para além disso, apresentam ampla distribuição geográfica, sendo componentes essenciais de quase todos ESTES ambientes, é possível ser obtidos em quantidades estatisticamente aceitáveis. A elevada sensibilidade às condições físicas e químicas do ambiente Pode vir a ser explicada pelo fato de muitos protozoários apresentarem exigências específicas em relação às características do meio. Este importante papel dos protistas na cadeia alimentar tem motivado outros estudos aplicados, tais saiba como o seu uso pelo tratamento biológico do esgoto, favorecendo a produçãeste por 1 efluente clarificado e por boa habilidade através sua habilidade em se alimentar por bacté especialmenterias e de apenaslidos em suspensãeste.

229 O saber Destes mamíferos marinhos, nos Muito mais variados aspectos, Têm a possibilidade de ser considerado como uma janela que nos revela as complexas relações dinâmicas dos ecossistemas que eles habitam. O estudo do comportamento Pode vir a: identificar ESTES problemas de conservaçãeste; prover princípios científicos para a conservação; estabelecer ESTES procedimentos corretivos por meio do manejo ou monitoramento ambiental, tornando este estudo do comportamento uma ponte entre a investigaçãeste e as té especialmentecnicas do manejo. Bastante ainda há de se executar no estudo dos mamíferos marinhos brasileiros. A aplicaçãeste dos fins DE pesquisas de modo a a conservaçãeste dos mamíferos marinhos e Destes oceanos mostra-se tais como a principal justificativa de modo a esses Seres vivos serem cada vez Ainda mais estudados. Bibliografia Recomendada ALTMAN, J Observational study of behavior: sampling methods.

222 mendamos a ela qual procurasse, então, unir as duas coisas, este qual não é nada difícil. Este conhecimento de tfoicnicas pode ser plenamente colocado a serviço dos estudos do mamíferos marinhos. Por isso, conhecer os mfoitodos do estudo do comportamento permite de que se possa entender 1 pouco do de que os animais estãeste tomando. Para isso, apresentamos a seguir algumas formas para estudar mamíferos marinhos. Categorias por comportamento O ponto por partida de óptima Parcela dos estudos por comportamento está em estabelecer e reconhecer padrões gerais. Altmann (1974), no seu estudo clássico, propôs que esses padrões fossem categorizados em eventos e estados. ESTES eventos sãeste aqueles comportamentos instantâneos e qual podem possibilitar ser contados e ESTES estados aqueles usando duraçãeste apreciável no tempo. A catalogaçãeste e a contagem Destes eventos comportamentais têm produzido pouco sucesso nos estudos por campo utilizando cetáceos e levado a 2 problemas básicos bastante sé especialmenterios.

15 saiba como qualquer ato produzido por 1 animal, incluindo-se aí aqueles que muitas vezes nãeste sãeste percebidos pelos sentidos humanos. É importante destacar, caro leitor, que possua a todos os momentos cuidado ao definir este tipo de comportamento de que este animal está exibindo, ou se ele não está realizando nada. Evite atribuir componentes humanos aos comportamentos Destes Seres vivos: um tubarão não ataca sua própria presa com raiva ou crueldade, 1 cachorro nãeste sente culpa por uma baderna ou ciúmes do seu dono. Enfim, por Muito mais tentador que mesmo que e muitos do nós costumamos tratar ESTES Seres vivos de estimaçãeste tais como membros da família, não podemos atribuir caracteres antropomórficos como astúcia, crueldade ou coragem aos Seres vivos selvagens ou domésticos. Para aliviar sua angústia nessas definições, você deve se familiarizar usando este grupo que está trabalhando. Assim sendo você realmente saberá se está observando algum comportamento peculiar ou não. Estude sua anatomia, sua fisiologia, as propriedades dos grupos próximos e leia este qual já foi publicado A cerca de o tema.

Após várias gerações formadas apenas por operárias, a colônia produz, em geral, em uma determinada época do ano, sexuados alados de que, quando maduros, voam fechando o ciclo do fundação por novas colônias. Este ciclo de vida brevemente delineado antes varia em todos ESTES seus aspectos, dependendo de a espé especialmentecie estudada e aí se abrem oportunidades para de que precisamente 1 iniciante contribua de modo a melhoria do conhecimento Acerca o comportamento DE formigas. Na farta literatura existente, organizada e resumida recentemente em livros textos, podese levantar este que se conhece A cerca de a biologia DE espfoicies, identificando dessa MANEIRA ESTES táxons menos estudados e qual são merecedores de elevado atençãeste. Cada projeto qual se debruça Acerca uma determinada espfoicie resulta sempre em informações novas e importantes, qual somadas ao qual já foi publicado, permitem generalizações e criaçãeste do hipóteses testáveis. Destaco as espécies de que ocorrem exclusiva ou preponderante- 54 Comportamento Animal CS3.indd 54 19/1/ :57:25

Imagine isso! Há peixes qual geram um campo elé especialmentetrico ao redor por seu corpo e percebem suas distorções de modo a detectar alimento, comunicar-se, afugentar predadores e encontrar parceiros para reproduzir-se. No caso do poraquê, Electrophorus electricus, ESTES fortes pulsos elé especialmentetricos, da ordem do 500 V, sãeste usados até mesmo de modo a paralisar presas e afugentar predadores. Nãeste é chocante? Embora a maioria Destes peixes apresente olhos, o desenvolvimento desse órgão e tua sensibilidade à luz Têm a possibilidade de variar bastante de uma espé especialmentecie de modo a outra, dependendo do ambiente, das condições por iluminaçãeste e do período em qual este animal é ativo. Por exemplo, peixes de que vivem em águas claras e têm hábitos diurnos tendem a deter olhos bem desenvolvidos. Por outro lado, peixes que vivem em ambientes escuros ou são ativos à noite, podem possibilitar ter olhos reduzidos ou ausentes, tais como é o caso por peixes de cavernas (Figura 3-A). Trajano (2001) apresenta uma ótima revisão Derivado do ecologia e história natural de peixes troglóbios. 146 Comportamento Animal CS3.indd /1/ :57:52

Witt se engajou nessa linha de pesquisa e passou a verificar, com ESTES seus colaboradores, ESTES efeitos de drogas saiba como d-anfetamina, cafeína, benzodiazepínicos e até LSD, uma substância que, curiosamente, levava as aranhas a construírem teias Ainda mais regulares do qual o normal (REED, WITT & SCARBORO 1982, WITT 1956, 1971). O impacto dessas pesquisas A cerca de este público foi bastante Bastante e até Este momento há quem me pergunte A cerca de as teias psicodfoilicas DE aranhas. Passou a voga farmacológica, talvez fosse importante, previamente por intervir fisiologicamente, conhecer melhor os mecanismos básicos da construçãeste, tais como hoje os conhecemos, ou quase. Mais por cinqüenta anos depois da observação inicial de Peters e Witt, eis qual Hesselberg e Vollrath (2004) submeteram a mesma aranha, A. diadematus, à anfetamina, obtendo resultados semelhantes: a manutençãeste do tamanho da 89 Comportamento Animal CS3.indd 89 19/1/ :57:33

16 forte influência da cultura, ainda guarda profundas marcas do seu comportamento inato, dirigido por sua própria herança genfoitica. Poderemos perceber, ainda, que este estudo moderno do comportamento animal envolve a combinação por investigações por laboratório e do campo, usando 1 forte feição interdisciplinar, compondo conhecimentos do neuroanatomia, fisiologia, psicologia, genética, ecologia e evolução. Finalmente, de volta à pergunta de que dá nome a este nosso capítulo, em nossa percepçãeste comportamento Têm a possibilidade de ser entendido como todo e qualquer ato executado por 1 animal, perceptível ou nãeste, ao universo sensorial humano. Bibliografia Recomendada ALCOCK, J Animal Behavior.

32 Mfoitodos do Observação do Comportamento Neste tópico, iremos abordar as principais té especialmentecnicas por observação utilizadas pelo estudo do comportamento animal aplicadas à Protozoologia. Caso esteja com interesse em saber Ainda mais sobre as tfoicnicas, recomendamos o produção do Altmann (1974). 1 Amostragem do Lindas as ocorrências ad libitum: registramos todos ESTES comportamentos realizados pelos protozoários, observados em lâmina ou em placa de Petri. 2 Amostragem de seqüências: sãeste feitas observações, acompanhando-se a seqüência por um determinado evento. Podemos estudar vários processos, saiba como a reproduçãeste sexuada/assexuada, este comportamento alimentar ou a seqüência de saída da lorica, para a realização da filtraçãeste, por ciliados peritríquios (Figuras 1-9). 3 - Animal focal: neste caso, ESTES atos comportamentais de um indivíduo sãeste observados a intervalos regulares de tempo, em meio de cultura em placa do Petri ou em lâmina. Saiba como exemplos, podemos citar suctórios alimentando-se do paramfoicios e a influência por diferentes concentrações por NaCl sobre a locomoçãeste do ciliados ou Acerca a freqüência do pulsação do vacúolo contrátil.

104 Referi-me, antes, à origem muito remota da seda. Os comportamentos não deixam, habitualmente, fósseis (em formigas, contudo, espfoicimes conservados em âmbar podem revelar, milhões por anos depois, este qual estavam tomando alguns indivíduos, no momento exato em que a seiva ESTES aprisionou). Ilustra bastante natural esse caso o game paleoetológico proposto por Wagensberg, Brandãeste e Urbani (1996, 1997). Contudo, é possível abordar a questãeste fascinante da origem filogené especialmentetica Destes grupos do aranhas por meio da análise comparativa do comportamento em espécies vivas. Esta abordagem Parcela do pressuposto de qual classes comportamentais típicas (a maneira de morder a presa, por lançar seda A respeito de ela, este movimento pelo qual uma aranha orbitela gruda este fio viscoso A respeito de cada raio e outros) sãeste tão informativas laercio benko wikipedia (às vezes Ainda mais) a respeito da genética Destes indivíduos e do seu parentesco evolutivo quanto caracteres morfológicos ou dados por DNA (WENZELL & NOLL no prelo, SLIKAS 1998).

Logo, Portia sai da teia e efetua 1 longo detour, afastando-se e seguindo o contorno por uma saliência da pedra, perdendo assim por Aspecto a presa. Depois de Muito mais ou menos uma hora, Portia reaparece, porém desta vez posicionada em cima da teia, numa pequena saliência. Fixando-se com 1 fio guia à pedra, Portia desce lentamente no ar, desprovido tocar de maneira alguma na teia. Chegando ao nível da aranha residente, Portia Confronto por repente, abraça a aranha surpreendida e nela mergulha AS SUAS quelíceras injetoras do veneno (WILCOX & JACKSON 2002). Outra saltícida, Portia labiata, varia sua tática de captura a partir do uma avaliaçãeste da atividade desempenhada pela presa, uma aranha cuspideira (Scytodidae). Quando a cuspideira está carregando seus ovos, blogar é, quando está envolvida em uma tarefa do cuidados e menos apta a revidar, P. labiata às vezes opta por atacar em linha reta, exatamente de frente. Se a cuspideira não está carregando ovos, P. labiata 98 Comportamento Animal CS3.indd 98 19/1/ :57:37

119 Figura 2. Coleóptero Latridiidae, qual nos meses chuvosos é visto facilmente alimentando-se do folhas do Byrsonima intermedia (Malpighiaceae), na vegetaçãeste por cerrado. Foto: Wilson Ré especialmenteu. Herbívoros provocam impactos em comunidades vegetais causando mortalidade ou perda de tecidos, afetando a taxa por crescimento de algumas populações vegetais. Podem possibilitar provocar heterogeneidade espacial ou temporal no ambiente, criando hábitats ou micro-hábitats variados. Precisam enfrentar vários obstáculos, entre eles, a localizaçãeste da planta hospedeira dentre uma ampla diversidade do espé especialmentecies, a exposiçãeste a temperatura, umidade ou dessecaçãeste, a penetraçãeste da superfície, que têm a oportunidade de ser altamente cerosa, pilosa ou possuir espinhos e a digestão do material vegetal que pode ser sub-ótimo ou inadequado em termos por nutrição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *